top of page

TDAH? AUTISMO? OU OS DOIS? OU NENHUM?

Atualizado: 10 de jul. de 2022

Como saber o que esta impedindo o desenvolvimento do seu filho?

Criança que nao não anda no tempo certo...demora a falar, não responde pelo nome...tem um desenvolvimento diferente das crianças da familia...



Antes de apresentarmos as dicas, e importante uma observação bem apurada do comportamento dos pais, do comportamento das pessoas que convivem com a criança.

Temos que levar em conta os efeitos da pandemia, do distanciamento social e do chamado home office, periodo no qual as crianças ficaram com baba-eletronica, muitas dependentes de telas...portanto, temos que observar bem as caracteristicas da casa da criança e das pessoas que nela habitam.


Dica n.º 1 - Observar a criança em diferentes situações e ambientes


O comportamento da criança e a reação dela a diferentes pessoas e em diferentes ambientes pode fornecer pistas importantes sobre a causa do atraso no desenvolvimento e se realmente faz parte de uma doença ou se e fisiologico, um padrão de desenvolvimento tipico da sua familia. Por exemplo, ha familias onde não e incomum a fala se desenvolver bem cedo e outras onde muitas crianças falam somente mais tarde.

Geralmente, o comportamento da criança varia se na presença da mãe ou do pai. Lembremos que uma educação superprotetora tende a atrasar o desenvolvimento infantil.

Não raro podemos observar que a criança que frequenta creche e que muito cedo se socializa com outras crianças, anda, fala e aceita o desfralde mais rapidamente.


Dica n.º 2 - Tenha sempre as maos, o cartao de vacina da criança


Tal documento traz informações valiosas como o peso e o comprimento da criança ao nascer, bem como as condições de vitalidade do bebe chamado indice de APGAR nos primeiros minutos de vida, que varia de 0 a 10. Ou seja, os bebes que receberam notas baixas no 1o minuto e não ser recuperaram, tem uma maior probabilidade de ter um desenvolvimento mais lento.



indice de APGAR e maior lentidão no desenvolvimento

Dica n.º 3 - Detalhando os sintomas


Idade dos primeiros passos - geralmente a criança com autismo (TEA) demora a andar, apos um ano e um mes, enquanto a criança com TDAH e apressada, quer explorar o ambiente e anda por volta dos 9-10 meses.

Primeiras palavras - em ambos os casos podem demorar a falar, a criança autista por falta de habilidade na comunicação e a criança com TDAH pelo deficit de atenção. Não raro, crianças com autismo "desaprendem a falar" palavras que ja falavam.

Andar na ponta dos pes - mais encontrado nas crianças com TEA, porem isoladamente não significa nada, deve ser frequente e acompanhada de outros sintomas.

Falta de contato visual - sintoma comum as duas enfermidades

Movimentos com as mãos - estereotipias, são mais comuns no TEA, porem crianças ansiosas podem aliviar seu sintoma com tais movimentos.

Seletividade alimentar - mais comum no TEA, porem podem ser decorrentes de educação equivocada como por exemplo filhos unicos de maes ansiosas e temerosas que seus filhos se engasguem com alimentos solidos.

Dificuldade em aceitar negativas - isoladamente nao constitui uma doença, mas sim dentro de um contexto de sinais e sintomas


Dica n.º 4 - misture os estimulos


Antes de buscar ajuda, experimente diferentes estimulos e veja como a criança reage. Em um dia use livros tematicos com barulhos de animais, livros com barulhos de carros, livros com barulhos de trem. Depois leve a criança ao zoologico e passe a imitar as falas dos bichinhos. Sempre combine com musicas do mesmo tema. Acrescente diferentes alimentos como frutas de diferentes formatos e cores.

Sempre envolver os pais, os avos e os irmãos nas experiencias, com um toque ludico!!

Use a sua criatividade!! Brinque e converse com as crianças!

Deixe as crianças se expressarem e usarem as mãos para colocar sua roupa, seu sapato, escovar seus dentes, comer com as proprias mãos! Certamente elas passarão a desenvolver uma melhor coordenação motora!

Não bebetize seu filho! Fale corretamente e pronuncie cada palavra com clareza para que a criança possa entender e imitar os sons.

Estas medidas simples poderão signiicar toda a diferença no desenvolvimento infantil!!


Dica n.º 5 - E o grand finale - vamos abolir as cobranças!!


Esta dica final levará à conclusão de que tudo o que poderia ter sido feito e nenhum resultado foi atingido? Vamos entao fazer a mea culpa e analisar se em nossas atitudes não carreamos uma cobrança de resulado! Sera?


Lembrem-se que cobranças nos engessam...e assim e com qualquer pessoa e aplica-se a qualquer idade...ainda mais estimulo com cobrança de resultado!

Andar e falar, usar o banheiro, comer alimentos variados, são atos naturais, todos irão aprender e fazer, independente de cursos ou estimulos, bastando ter uma vida normal, com poucos traumas e com os estimulos de uma vida normal.

Portanto, uma vez analisado o ambiente familiar e domestico da criança e identificados os fatores que estão bloqueando o desenvolvimento infantil, a criança vai evoluir!

Sem ansiedade e sem cobranças!!


Se precisar, busquemos a ajuda de um psicologo para o educador que estiver cobrando resultados! Funciona muito bem!!


Todas estas dicas são muito importantes, mas a palavra final e do especialista, não deixe de agendar uma consulta!


Estamos a disposição com consultorio em Vila Isabel, Rio de Janeiro ou em Duque de Caxias, Centro. Podem agendar pelo whatsapp ou diretamente neste site, calendario.


Deixe aqui seus comentarios! Sua experiencia podera ajudar outros pais!!

74 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Precisamos aprender muito como pais!

Like
Replying to

Com certeza! Educar filhos nos ensina muito! Grata pelo comentário!

Like
bottom of page